Andy Maggioli

Atividade Física

Atividade física sempre!

por Andy Maggioli em 07/09/2018 arquivo sem legenda ou nomeTexto baseado na definição de atividade física encontrado na página oficial em inglês da World Health Organization – WHO -  (Organização Mundial de Saúde – OMS) datado de 23 de fevereiro de 2018.

Vamos a definições, amo definições, a OMS Organização Mundial da Saúde, define como “atividade física qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas realizadas durante o trabalho, brincadeiras, realização de tarefas domesticas, viagens e em atividades de lazer”.

Já a definição de exercício físico descreve como, uma subcategoria da atividade física, que é: uma série de ações planejadas, estruturadas, repetitivas e tem como objetivo determinado de melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

Ainda com base nas informações da OMS, em níveis regulares e adequados de atividade física, veja o que pode acontecer com sua saúde e com seu corpo: Melhoria da aptidão muscular e cardiorrespiratória;
Melhora da saúde óssea e funcional;
Redução do risco de hipertensão, de doenças cardíacas coronárias, de acidente vascular cerebral, diabetes, depressão;
Além de redução de risco de vários tipos de cânceres – inclui –se o de cólon (que é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil) e o câncer de mama (que é classificado como terceiro no ranking de mortalidade no Brasil);
Reduz o risco de queda;
E por último e não menos importante a atividade física é fundamental para o equilíbrio energético e para o controle do peso. Caminhada, natação, corrida (amo), passeio de bike, brincar com os filhos, brincar com o cachorro, fazer faxina (credo), pular corda e muitas outras formas estão disponíveis ao nosso alcance, ao nosso cotidiano, as nossas possibilidades financeiras. Só precisamos nos dar conta da real necessidade e não podemos esperar o pior.

Vamos não fique parado, procure um profissional médico para fazer um check up e um profissional da área de educação física para te orientar qual melhor atividade física ou exercício e mexa-se!!
 
Compartilhe: