Andy Maggioli

Beleza e Bem Estar

Transição Capilar – O que é? Como fazer? Minha experiência!!

por Andy Maggioli em 17/09/2019 Transição CapilarQuem me acompanha nas redes sociais tem me ouvido falar da minha transição capilar, da volta ao cabelo cacheado e da dificuldade em deixar a praticidade que a escova progressiva proporcionava, resolvi compartilhar algumas dicas e truques para facilitar a sua vida nessa fase.
Eu pensei que a transição capilar era só deixar o cabelo crescer, masssssss................ não!!

Me aventurando nesse novo processo descobri alguns novos termos como: curvatura, textura, big chop, cronograma capilar..........E por aí vai.

Este post será o primeiro de vários, vou falar primeiro do processo e depois irei escrevendo separadamente sobre cada tema.

Então depois de alguns meses nesse processo vou compartilhar com vocês o que aprendi e como tem sido o meu processo.

1.    Entenda que esse processo não é fácil, mas não é um “bixo de sete cabeças” como muitas pessoas fazem parecer;

2.    Decida-se de coração, entenda que esse processo é por você e para você, se ame a cada cachinho de cabelo que você passar a mão. 

Quando eu iniciei a minha transição capilar, optei por não cortar o meu cabelo e comecei sozinha e fazia hidratações em casa e sozinha. 
Depois conheci um profissional aqui em Paulínia que é especialista em cachos, o Wesley Ferreira e marquei uma hidratação capilar para conhecer os serviços dele, isso foi em outubro de 2018. Quando eu fiz essa hidratação ele já faz uma análise capilar, me orientou o tipo do meu cabelo, a curvatura, me disse que eu estava no caminho certo e o me orientou quais os próximos passos eu deveria tomar em relação a minha transição capilar.
O que é Transição capilar: é o processo em que você deixa de utilizar qualquer procedimento para tirar os cachos ou os crespos naturais dos cabelos, que são: os alisamentos químicos, seja ele qual for: escova progressiva, escova definitiva, relaxamento e retoma o seu cabelo natural: cacheado, ondulado ou crespo. 

Uma outra coisa muito comum quando se fala em transição capilar é sobre corta o cabelo, muitas pessoas têm aderido ao Big Chop que nada mais é cortar toda a parte do cabelo que tem química, deixando apenas o cumprimento do cabelo natural e ir deixando o cabelo crescer naturalmente. Mas você não é obrigada a fazer isso é apenas um dos caminhos que podemos escolher.

Minhas dicas

1.    Beba água!! 
Simmmmm, a hidratação do seu corpo como um todo é muito importante, isso ajudará na hidratação e no crescimento do cabelo e ajudará a prevenir a queda de cabelo.

2.    Tenha paciência!!
O resultado valerá a pena eu tenho certeza!

3.    Profissional para te ajudar!!
Encontre um profissional que seja especializado em cabelos cacheados ou afro, ele te indicara o tratamento correto, o corte ideal, os penteados e quais os produtos específicos você deve utilizar, caso não seja possível, eu te ajudo da melhor forma que eu puder, compartilhando tudo sobre esse nosso momento, só me chamar!!!

4.    Não desista!!    
Pare com todo e qualquer tipo de procedimentos, até mesmo com escova e chapinhas só para “aquele” evento, o calor do secador e da chapinha ressecam os fios e podem prejudicar ainda mais o cabelo que já está danificado, ame seus cachos;

5.     Cuidado como todo!!
Cuide do couro cabeludo, isso irá ajudar no crescimento e no fortalecimento dos cabelos, escolha um shampoo que cuide do couro cabeludo, uma boa escolha são os shampoos sem sulfato. *Sulfatos: são detergentes fortes que são mais agressivos para pele e cabelo.

6.     FAÇA! FAÇA! FAÇA!
Hidratação Capilar é o processo pelo qual nós fazemos a reposição da água, dos nutrientes necessários e da queratina que perdemos ao longo dos Hidratação com o Profissional Wesley Ferreiraprocessos químicos e até mesmo com as agressões do dia a dia, como poluição, raios solares, estresse e outros. A hidratação deve ser feita de acordo com a necessidade do seu cabelo. 
A Hidratação feita por um profissional irá ajudar muito, tendo em vista que ele saberá o melhor produto e usara as técnicas necessárias de limpeza e aplicação dos produtos, mas caso não seja possível faça em casa mesmo. 

7.    Cortar ou não??
Corte o cabelo, isso vai estimular o crescimento, você decide se quer fazer o Big Chop (cortar toda a extensão do cabelo que tem química) ou não. Eu decidi por não fazer o Big Chop e vou cortando por períodos. 

Meu povo é isso, foi assim que eu comecei e continuo na minha transição Capilar e estou amando o resultado. 

Vou deixar aqui as informações do Wesley Ferreira Cabelereiro Profissional Especiasista em cabelos cacheados e afro.
https://www.instagram.com/wesleycurlshair
https://www.instagram.com/euwesleyferreira
Agendamendos: (19) 99212.8831
Atendimento: No Studio Nega Lora
Rua: Maria das Dores Leal de Queiroz n° 879 Sala 1 – Paulínia/SP.


Me acompanhe no meu Instagram e veja saiba mais sobre o dia a dia desse processo. Tenho um destaque nos meus stories especifico para os cachos!!
Compartilhe: