Andy Maggioli

Saúde

A importância da atividade física na Melhor Idade

por Carina Schiavo em 21/10/2019 Melhor IdadeNa terceira idade, em especial, com a gradual perda de massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea, o idoso precisa de exercícios físicos capazes de retardar o envelhecimento, contando com cuidados especiais entre atividades práticas e de aprendizado motor.  

Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou no tratamento de doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, depressão, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida. Aumentando a resistência corporal, as atividades físicas precisam levar em conta fatores de risco e estilos de vida de cada um, considerando garantir melhores avaliações físicas aos idosos.

 Entre os principais benefícios, encontramos: Melhora do equilíbrio, aumento da densidade óssea, ajuda no controle de doenças como diabetes, artrite e doenças cardíacas em geral, melhora da ingestão alimentar, diminuição da depressão, fortalecimento dos músculos de pernas e costas, melhora nos reflexos, incremento na flexibilidade, melhora na mobilidade, aumento da velocidade de andar, melhora da sinergia motora e das reações posturais, entre outros.

Os melhores exercícios para idosos constituem principalmente um alongamento adequado, considerando a prevenção de lesões e o ganho de amplitude dos idosos, sendo priorizados no programa de atividades físicas.
Fisio Schiavo
Entre as melhores atividades físicas para serem praticadas por pessoas na terceira idade, os mais recomendados são: Pilates, alongamento, aeróbicos de baixo impacto (esteira, bicicleta ergométrica), yoga, caminhadas, ginástica geral, entre outos.

Venha conhecer nosso espaço e melhorar sua qualidade de vida.

Rua Santa Cruz, 237 - Sala11 - Nova Paulínia
Nosso Whatsapp: (19) 2144.2999

 
 
Compartilhe: