Andy Maggioli

Dia a Dia

Coleção Bem-me-quer aborda habilidades socioemocionais

por Andy Maggioli em 28/10/2019 Coleção Bem-me-querA coleção Bem-me-quer apresenta ao leitor mirim histórias sensíveis, delicadas e bem-humoradas, vividas pelos personagens da Turma da Mônica, com o objetivo de tocar os corações das crianças – e também dos adultos. São cinco histórias – escritas pela escritora, psicopedagoga e arteterapeuta especialista em  Neuropsicopedagogia e Contos Infantis, Paula Furtado.

Histórias enquanto recurso terapêutico
O uso das histórias como recurso terapêutico permite a identificação da criança com os personagens e os conflitos apresentados e auxilia o ouvinte, apontando novos caminhos e garantindo a possibilidade de um final feliz. E, quando esses personagens fazem parte da turma de maior empatia entre as crianças, a chance dessa identificação acontecer é expressiva.

“A fim de facilitar a projeção dos pequenos, selecionei os temas emocionais mais recorrentes do universo infantil que tenho constatado em meu trabalho em consultório particular como psicopedagoga e arteterapeuta”, afirma a autora Paula Furtado.

Sobre a coleção Bem-me-quer
O objetivo da coleção Bem-me-quer é ajudar pais, professores e orientadores educacionais a usar os contos para trabalhar assuntos considerados “difíceis” de forma direta e, ao mesmo tempo, lúdica.
 
As histórias da coleção Bem-me-quer estão bem alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pois as competências éticas, emocionais e sociais são integradas ao contexto da narrativa. Os personagens da Turma da Mônica procuram, nos enredos, conhecer os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com a empatia e cooperação dos amigos.

A coleção serve como ponto de partida para a criança reconhecer os próprios sentimentos e encontrar caminhos para transformá-los positivamente. Como os personagens das histórias aparecem em situações do cotidiano, isso facilita a projeção dos pequenos leitores, mostrando seus conflitos com o mundo externo e a autoavaliação para encontrar a saída dos mesmos.

Paula Furtado detalha ainda que “as histórias são instrumentos que possibilitam a elaboração das dores emocionais. Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão sobre os mesmos”. E acrescenta que “em muitas situações, a criança tem dificuldade em identificar e nomear seus próprios sentimentos ou não quer falar sobre o que está sentindo”. Nesse sentido, o livro infantil pode ser o elo de ligação entre os sentimentos da criança e a trajetória do personagem, fazendo com que seja possível essa identificação, possibilitando, assim, que enfrentem juntas os conflitos e alcancem o almejado fin al feliz.

As cinco histórias que compõem a coleção Bem-me-quer abordam os temas ansiedade/autocrítica, luto, tristeza, raiva e medo:

Caraminholas na cacholaColeção Bem-me-quer
Neste livro, o leitor conhecerá Nando, um garoto que acaba de se mudar para o bairro do Limoeiro. Ele é um menino muito esperto, mas também muito cismado. Sempre tem a sensação de que algo está errado. Um dia, ele escuta sua tia dizer em tom de brincadeira que ele tirou apenas 9,5 na prova de Matemática. A partir de então, as caraminholas só cresceram em sua cabeça. Como será que Nando e a Turma vão resolver essa situação?

O tema do livro Caraminholas na cachola é a ansiedade e a autocrítica. A ideia desta obra foi fundamentada na PNL (Programação Neurolinguística), que se baseia na constatação de que a realidade da pessoa é o resultado de seus pensamentos, de como ela se enxerga como ser humano, suas possibilidades, crenças e valores. A maioria dos pensamentos e ações são hábitos.

Este livro visa estimular a criança a prestar atenção nos seus pensamentos mais frequentes, sobre os julgamentos a respeito de si mesma e dos outros. A ideia é ajudá-la a substituir crenças negativas por outras que a permitam enfrentar a vida e suas dificuldades com mais segurança.

Para sempre no meu coração
Dorinha é uma menina muito inteligente, simpática e bastante extrovertida. Tem muitos amigos e participa das brincadeiras e aventuras com a Turma. Como não consegue enxergar, a querida vovó Zinha mostrou a ela que o mundo não é feito só de imagens, mas também de aromas, sons, gostos e sensações. Quem se debruçar sobre as páginas dessa história descobrirá como Dorinha vai se sair nas mais diferentes situações. E com um final comovente.

O tema luto para crianças, abordado nesse livro, é mais amplo do que a morte de pessoas queridas ou animais de estimação. Está também ligado às perdas cotidianas e frustrações. Uma separação dos pais, por exemplo, é a perda da convivência diária da família reunida, um luto a ser trabalhado. A criança necessita saber a verdade sobre a morte e, por essa razão, faz tantas indagações sobre o tema, sobre os lutos vividos. Falar da morte para a criança não é criar a dor; pelo contrário, a verdade alivia o sentimento e ajuda a elaborar a perda. Para sempre no meu coração foi selecionado no PNLD Literário.

A grande festa
Júlia, a nova aluna da escola do Limoeiro, era uma menina estranha porque não falava nem sorria. Mônica e seus amigos tentavam se aproximar dela, queriam conhecer a nova amiga, mas ela sempre se afastava. No entanto, a Turma não vai desistir facilmente de fazer a nova colega se aproximar e sorrir. Como será que a Turma vai resolver essa situação?

O livro A grande festa fala sobre a tristeza. As crianças, assim como os adultos, precisam vivenciar o momento triste e aprender a melhor forma de lidar com ele. O amor, o companheirismo, a escuta e o diálogo são as melhores formas de ajudá-las. Identificar o sentimento e os motivos que o desencadearam já é um bom começo.

Era uma vez uma nuvenzinha…
Aqui, os leitores vão conhecer uma nuvenzinha roxinha, roxinha, feita de mau humor. Ela adora pousar na cabeça das pessoas que estão com raiva. Até que, um dia, ela decide passear no bairro do Limoeiro e causa um grande alvoroço. E agora, como a Turma da Mônica vai resolver esse problema para trazer bom humor de volta?

O tema do quarto livro da coleção Bem-me-quer é a raiva, uma emoção natural que nos permite perceber se algo está errado ou não está funcionando de acordo com o esperado. A raiva é um sentimento de protesto contra algo ou alguém. Os motivos que desencadeiam essa emoção são diversos, como insegurança, frustração, timidez etc.

Circuito Aventura
Férias são tempo de muita diversão com os amigos, não é mesmo? Nessa história, as crianças foram para o acampamento Sítio Circuito Aventura. Em meio a planos infalíveis e muita alegria, Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali terão de mostrar toda a sua coragem e cumplicidade com seus amigos para enfrentar os maiores desafios. Será que vão conseguir?

O livro Circuito Aventura trata do medo; esse sentimento pode surgir de maneira real ou fantasiosa na vida da criança. De qualquer uma das formas, pode criar desconfortos físicos ou emocionais. A maioria dos medos está associada à insegurança sentida pela criança, principalmente em situações desconhecidas, o que é esperado, pois é na infância que o mundo começa a ser descoberto e revelado. Circuito Aventura foi selecionado no PNLD Literário.

Sobre a autora
Paula Furtado é formada em Pedagogia pela PUC-SP. É psicopedagoga e arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em neuropsicopedagogia, educação especial e contos infantis. Atuou  como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino. Trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. É assessora pedagógica em escolas da rede pública e particular e ministra cursos para formação de educadores.

Livros de Paula Furtado
Autora de mais de vinte livros, entre eles Era uma vez… aprendendo português, Histórias curando histórias, Histórias para aquecer o coração e Cuidado para não explodir!, publicados pela editora Girassol.  Em parceria com a Turma da Mônica, é autora da coleção Grandes Clássicos e da obra Do fundo do coração.

Jogos Pedagógicos
Criação e patente implantados e distribuídos para diversos institutos educacionais: De Olho na Ortografia, Detetive de Palavras, Em Cima da Hora… de Aprender Gramática, Desafio, Desafio Júnior, Desafio Folclore, Charada, Charada II, Memória de Estados e Capitais, Jogo da Tabuada.

Sobre a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa
Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de três mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e cheiro, que encantam crianças e jovens. Com muita responsabilidade e dedicação, a editora busca constantemente se renovar e ter sempre em seu catálogo obras com as mais modernas tecnologias do mundo gráfico a favor do estímulo à leitura. São mais de 120 títulos ao longo de 11 anos de parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Produções.

 Serviço
Coleção Bem-me-quer
Livros: Caraminholas na cachola; Para sempre no meu coração; A grande festa; Era uma vez uma nuvenzinha... e Circuito Aventura
Autora: Paula Furtado
Ilustrações: Mauricio de Sousa
Páginas: 32
Formato: 23 x 30 cm
Preço: R$ 24,90 cada título
Girassol Brasil Edições - facebook.com/girassolbrasiledicoes -
Instagram - @girassolbrasiledicoes;  www.girassolbrasil.com.br

 
Compartilhe: