Andy Maggioli

Agenda

Atrações no Polo Astronômico em Amparo

21/08/2019 Via Lactea - Foto Carlos MarianoObservação da Via Láctea, dos anéis e satélites naturais de Saturno, da grande mancha vermelha de Júpiter e das crateras, montanhas, mares e ranhuras da superfície lunar são alguns dos destaques do mês de agosto no Polo Astronômico, localizado em Amparo-SP.  As sessões públicas acontecem sempre aos sábados, das 18h às 22h, com uma programação diferente pré-estabelecida para cada noite.

Considerado o melhor período para observar o céu, o Polo Astronômico conta com uma estrutura diferenciada para atender o público e fãs da astronomia. A principal novidade é telescópio refletor de 650mm de abertura, o maior do Brasil aberto para uso dos visitantes, que entrou em operação em julho. O complexo ainda conta com mais três telescópios refletores, de 360mm, 340mm e 20mm de abertura, um refrator de 150mm e ainda dois instrumentos para a observação solar.
Quem visitar a unidade astronômica de Amparo durante o mês de agosto ainda tem a chance de ver os aglomerados de estrelas e reconhecer as constelações de inverno. No moderno Planetário Digital, montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros, acontecem sessões com os temas “Céu de Inverno” e “Sistema Solar”.

Céu encoberto e noites de chuva
O interesse e a curiosidade das pessoas pelo espaço fazem com que o Polo Astronômico de Amparo se mantenha aberto nos sábados de céu encoberto ou com chuva, situações que impossibilitam as observações pelo telescópio.
Nestes casos, são preparadas atividades especiais, com visitas técnicas por todo o complexo, palestras sobre o universo, com professores do Polo Astronômico, além de apresentações e simulações no moderno planetário digital, uma das principais atrações do Polo Astronômico.  

Complexo fica em região privilegiada e fácil de chegar
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. 

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A intenção é coibir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O complexo ainda conta com estacionamento gratuito e completo serviço de lanchonete.

O ingresso para as sessões publicas custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 – meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, mediante a apresentação do RG, e professores. A entrada pode ser comprada pelo site www.poloastronomicoamparo.com.br, onde também estão informações detalhadas da programação de cada sábado. 

Programação Polo Astronômico de Amparo

Dia 23 - Sábado:
- Sessão no Planetário Digital "O Sistema Solar": 
- Horários das Sessões no Planetário:   18h20 (primeira sessão), 19h20 (segunda sessão) e 20h20 (terceira sessão)   
- Sessão no Observatório: Observação de Júpiter, Saturno e aglomerados de estrelas:  Das 18h30 às 22h
Destaques da noite no Observatório:
Reconhecimento das constelações do Inverno e observação da Via Láctea
Observação dos anéis e dos 6 maiores satélites naturais de Saturno

Dia 31 - Sábado:
- Sessão no Planetário Digital "O Sistema Solar": 
- Horários das Sessões no Planetário:   18h20 (primeira sessão), 19h20 (segunda sessão) e 20h20 (terceira sessão)   
- Sessão no Observatório: Observação de Júpiter, Saturno e aglomerados de estrelas:  Das 18h30 às 22h
Destaques da noite no Observatório:
Reconhecimento das constelações do Inverno e observação da Via Láctea
Observação dos satélites galileanos e da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
Importante: Programação sujeita a alterações em casos de céu encoberto e chuva

Serviço
Polo Astronômico de Amparo
Endereço
 – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, Bairro do Sertãozinho Amparo-SP
Informações – www.poloastrpnomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 99295-9586 ou (19) 99412-1902