Andy Maggioli

Dicas

Livro infantil: 501 atividades para crianças longe da TV, do tablet e do smartphone

por Andy Maggioli em 23/06/2020 Capa livro
Livro: 501 atividades para crianças longe da TV, do tablet e do smartphone
  
Pesquisas recentes mostram que ver TV tem se tornado a atividade recreativa mais popular entre as crianças fora do horário escolar. Isso vem contribuindo para a grande preocupação da sociedade em relação aos altos índices de obesidade infantil, diretamente relacionados ao fato de ficarem sentadas vendo TV em vez de praticar esportes ou particip ar de outra brincadeira mais ativa. As pesquisas também sugerem que as crianças que mais assistem à televisão são as que têm o menor desempenho escolar.
 
A fim de oferecer uma opção saudável e atraente capaz de substituir uma parte do tempo em que as crianças veem TV ou ficam conectadas no smartphone por atividades empolgantes e criativas, a professora de Educação Infantil Di Hodges sugere maneiras divertidas e educativas de mantê-las entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano. No livro 501 atividades para crianças longe da TV, do tablet e do smartphone, a educadora apresenta uma seleção de atividades acessíveis e de fácil compreensão para estimular as crianças a deixar a TV e os jogos eletrônicos de lado e ajudá-las a desenvolver suas habilidades físicas e mentais, aprimorar a comunicação, o conhecimento e as habilidades motoras. Além de exercitar a mente e o corpo, os materiais podem ser facilmente encontrados e não vão pesar no bolso. 
 
Com orientações simples de entender e fáceis de executar, a obra proporciona momentos de diversão à criança e estimula a interatividade entre pais e filhos, proporcionando períodos de lazer e atividades em família, e também na escola entre alunos e professores. O livro traz brincadeiras dentro de casa e ao ar livre, trabalhos artísticos e manuais, Matemática e Ciências, linguagem, rimas e músicas, jardinagem, culinária e outras atividades com alimentos. 

Como usar o livro

A obra é repleta de ideias que podem ser experimentadas para a diversão com as crianças. Cada página contém uma lista dos materiais que são necessários separar antes de iniciar a atividade. Na maioria dos casos, são coisas do dia a dia que as pessoas já têm em casa. A autora sugere guardar algumas “tralhas”, pois muitas atividades do livro usam reciclados. Outras usam materiais baratos, que podem ser comprados em bancas de jornal, papelarias ou numa loja perto de casa. O livro traz um índice alfabético no final e uma lista de atividades no início de cada capítulo. Ele está dividido em oito partes: Dentro de Casa, Ao Ar Livre, Fazendo Arte, Aula de Ciências, Brincar com Números, Letras e Sons, Trabalhos Manuais, Culinária, Jardinagem etc.

Cada categoria do livro contém atividades para crianças de todas as idades – a partir dos dois anos até o fim do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A idade sugerida em cada atividade serve apenas como referência – já que cada criança é diferente da outra, e os pais logo vão saber se uma atividade é fácil ou difícil demais para os filhos. A autora sugere começar pelas atividades mais fáceis e depois passar para as mais difíceis. O objetivo do livro é ajudar os pais a descobrir quais são as áreas em que os filhos precisam de mais tempo e ajuda.

Sobre o autor

Di Hodges é professora de Educação Infantil há mais de 20 anos. Já lecionou em vários ambientes escolares. Passou muitos anos ajudando pais de crianças isoladas geograficamente a ensinar seus filhos pequenos em casa, através dos excelentes serviços de Ensino à Distância oferecidos pelo sistema educacional do estado de Queensland, na Austrália. Atual mente &e acute; assessora de educação (Pré-Escolar) do governo de Queensland. Di é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e bacharel em Educação. Ela mora na cidade de Gold Coast, em Queensland, com seu marido e seu filho e acredita que os pais são os primeiros e mais importantes professores de seus filhos. Infelizmente, as pressões econômicas sobre as famílias atuais muitas vezes fazem com que os pais acabem priorizando as carreiras e as preocupações financeiras e passem menos tempo com seus filhos, e Di espera que este livro ajude pais e filhos a voltarem a brincar e aprender juntos.

Serviço
Livro: 501 atividades para crianças longe da TV, do tablet e do smartphone
Autora: Di Hodges
Tradução: Maria Luisa de Abreu Lima Paz
Páginas: 192
Formato: 26 x 29 cm
Preço: R$ 59,90
Girassol Brasil Edições - facebook.com/girassolbrasiledicoes - Instagram - @girassolbrasiledicoes; www.girassolbrasil.com.br

Sobre a Girassol Brasil


Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de três mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e cheiro, que encanta m crianças e jovens. Com muita responsabilidade e dedicação, a editora busca constantemente se renovar e ter sempre em seu catálogo obras com as mais modernas tecnologias do mundo gráfico a favor do estímulo à leitura.
 
 
Compartilhe: